Oxímoro

em Linguagem figurativa

“Sou uma pessoa profundamente superficial.” Andy Warhol

Um oximoro: – uma combinação de palavras com significados opostos ou muito diferentes – uma combinação de palavras contraditórias ou incongruentes (como bondade cruel) As raízes da palavra oximoro vêm das palavras gregas oxys sharp, keen (afiado) + mōros foolish (tolo)
O Merriam Webster diz ainda que o primeiro uso conhecido da palavra oximoro foi em 1657.

Exemplos de oximoro

Um exemplo visual de oximoro é alguém usando shorts com suéter. Um oximoro é uma figura de linguagem que usa deliberadamente duas ideias contraditórias para fazer uma afirmação. O oximoro é uma figura de linguagem muito popular e é encontrado em muitas frases e expressões cotidianas. Você também pode usar oximoros para enfatizar certas qualidades ou ideias, ou até mesmo para confundir o leitor.

Um oximoro
chocolate branco
ser cruel ser gentil
agridoce
os sons do silêncio
notável por sua ausência
Um oximoro é empregado para criar um efeito específico no ouvinte. Outros termos, como “evidência anedótica”, também são contradições, mas como não são usados deliberadamente como uma figura de linguagem, essas expressões são chamadas de “contradição em termos”, em que a contradição não é intencional.

Os oximoros oferecem uma oportunidade para um jogo de palavras que, quando usado, tem a intenção de ser humorístico, como inteligência militar. Ele também é usado para criar trocadilhos.
“Eu nunca disse a maioria das coisas que disse.” Yogi Berra
“É claro que posso guardar segredos. As pessoas a quem eu os conto é que não conseguem guardá-los.“Anthony Haden-Guest
“Ela costumava fazer dieta com qualquer tipo de alimento a que pudesse deitar as mãos.” Arthur Baer
“Lembro-me perfeitamente de ter esquecido isso.” Clara Barton
“Você ficaria surpreso com o quanto custa parecer tão barato.” Dolly Parton
“Muitas pessoas nunca usam sua iniciativa porque ninguém lhes disse para fazê-lo.” Banksy Um oximoro é uma figura de linguagem que usa deliberadamente duas ideias contraditórias para fazer uma afirmação. O oximoro é uma figura de linguagem muito popular e é encontrado em muitas frases e expressões cotidianas.

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar