Ensaio de Ed Gregory sobre Tesol, Toronto e TALK
Ed Gregory é professor da Talk Fort Lauderdale desde fevereiro de 2002! Recentemente, ele escreveu um ensaio para seus colegas da TALK, intitulado “Going to Toronto”. O ensaio é, em parte, uma ode à escola TALK Fort Lauderdale e, em parte, uma reflexão sobre como a vida prepara você para o seu destino de maneiras inesperadas. Na escola, Ed Gregory é conhecido por seu profissionalismo e seu amor pela língua inglesa, sua paixão por ensinar seus alunos, sua gregária e capacidade de encontrar pontos em comum com qualquer pessoa e, por último, mas não menos importante, por seu grande senso de humor. Ele simplesmente adora o lugar (os sentimentos são recíprocos entre a equipe da TALK, os colegas professores e, é claro, os alunos), o que explica por que ele permaneceu lá todo esse tempo. Diz Ed:
“O primeiro desses motivos para gostar tanto do trabalho é o corpo docente e a equipe, seu senso bizarro de humor politicamente incorreto, seu delicioso senso de ironia, seu abundante senso de coleguismo e sua trilha interminável de curiosidades fascinantes, embora geralmente sem valor. O segundo é o corpo discente. O mundo vem até nós, dando-nos combinações e recombinações inacreditáveis de etnias, idiomas e religiões. Eles me mantêm vivo, me desafiam e me recompensam. É a minha vez de fazê-los viver, desafiá-los, recompensá-los, dar-lhes habilidades linguísticas que lhes permitirão ‘seguir seu próprio sonho’.” Recentemente, Ed escreveu um ensaio sobre sua tentativa fracassada de ir a Toronto para o TESOL no ano passado. Vale a pena ler, pois há muita coisa que você pode conhecer sobre Ed aqui – seu início como professor de ESL, seu humor, sua sabedoria, sua humildade e seu amor por seus alunos e seu trabalho:
Leia o ensaio de Ed Going to Toronto:
“É totalmente impossível escrever um parágrafo curto sobre mim e minha inesquecível e audaciosa carreira na Talk English Schools. Portanto, vamos começar com algo um pouco mais mundano – de meu humilde começo no oeste de Iowa até Mason City, Iowa, onde encantei os alunos com as delícias da gramática alemã por quatorze anos. Esses dias felizes incluíam viagens de verão quase anuais para a Europa, você sabe, o lendário circuito Londres-Paris-Roma e o período de maior sucesso em Berline (oeste) como parte do Programa de Intercâmbio de Professores Fulbright. Houve a estadia de seis semanas na União Soviética, quando de fato existia uma União Soviética. “Espere!!! O que tudo isso tem a ver comigo, com o Tesol, com Toronto e com a TALK?!!! Simples! Tudo! Essas aventuras nunca foram realmente satisfatórias, no sentido de que elas simplesmente aguçaram meu apetite por, deixe-me citar Bette Midler e Oliver Twist, MAIS! “De alguma forma, esses anos incríveis na TALK me mantiveram vivo, atento, jovem de coração, estimulado e (eu realmente espero) estimulante. É uma mistura alucinante de acadêmico (TOEFL, IELTS), criatividade e um cardápio em constante mudança da diversidade do mundo. Quero dizer, realmente, onde mais os alunos israelenses e sauditas podem colaborar para recitar limeriques? Em que outro lugar você tem uma oportunidade única de explicar a diferença entre protestante e prostituta? A diferença entre co-ed e bi-sexual? Você pede um cheeseburger, batatas fritas grandes e uma Coca-Cola grande, não uma Coca-Cola grande…!!!
“A vida é uma grande roda. Às vezes você dá, às vezes você tira da Grande Roda. Os anos em que você viveu e viajou pela Europa foram, de certa forma, uma preparação, um prenúncio dos últimos treze anos. A Europa me deu energia e percepção. Agora é a minha vez de retribuir. Os alunos me desafiam e me estimulam a ser melhor e mais criativo. “Um recurso? Uma atividade? Um site? Vamos escolher uma atividade que invariavelmente me transforma no Sr. Chips. Os níveis 8 e 9 fazem apresentações sobre seus próprios países ou sobre algum aspecto deles. É um momento de humildade para o Sr. Chips vê-los ali com sua apresentação em PowerPoint de 30 a 45 minutos, respondendo a perguntas, pensando com os pés no chão, lidando graciosamente (ou talvez não) com o estresse. Eles estão realmente prontos para entrar no mundo da língua inglesa”. O ensaio de Ed é perspicaz e sábio, mas engraçado, e esperamos que entretenha nossos leitores como fez com seus colegas.