Sentença composta

em Estrutura da frase, Gramática

Em uma frase composta, cada frase contém duas orações independentes e elas são unidas por uma conjunção coordenadora (como ‘e’, ‘mas’, ‘ou’) com uma vírgula antes dela.
“Eu corri para o cinema, mas já era tarde demais.”
Ou, como George H.W. Bush disse:
“Eu tenho minhas próprias opiniões, opiniões fortes, mas nem sempre concordo com elas.” Uma frase composta contém duas orações independentes que são conectadas por uma palavra coordenadora ou de união. Uma frase composta pode unir orações independentes ou orações complexas. Esses coordenadores ou palavras de união podem ser facilmente lembrados pelo acrônimo FANBOYS, que significa o seguinte: FOR, AND, NOR, BUT, OR, YET, SO. A menos que se trate de uma frase muito curta, os coordenadores são precedidos por vírgula. Uma frase composta também pode ser separada por um ponto e vírgula. Quando esse é o caso, não se usa uma palavra de união. Aqui, cada cláusula por si só pode ser uma sentença completa.

exemplos de frases compostas

Fui às lojas, mas não comprei nada. Fui às lojas, mas não comprei nada. Citações famosas que são frases compostas: “Um homem pode morrer, nações podem se erguer e cair, mas uma ideia continua viva.” – John F. Kennedy “O governo não resolve problemas; ele os subsidia.” – Ronald Reagan Uma frase composta é usada para expressar mais de uma ideia em uma frase, embora elas devam ter uma relação entre si. As frases compostas tornam a leitura mais interessante.

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar