composto-complexo
Uma sentença composta-complexa é formada por duas orações independentes e uma ou mais orações dependentes. As sentenças compostas e complexas são muito comuns em inglês, mas um erro que os alunos costumam cometer é tentar escrevê-las sem antes dominar as sentenças simples, as sentenças compostas e as sentenças complexas.
exemplos de sentenças compostas e complexas
“Embora eu queira levar os dois cachorros para a caminhada, acho que o Maxi está muito velho e preciso encontrar alguém para cuidar da casa.” cláusula independente: “I think Maxi is too old” (Acho que Maxi é muito velho) cláusula independente: “I need to find someone to house-sit” cláusula dependente: “Although I want to take the dogs on a hike … “Como uma frase composta, a frase contém duas orações únicas e independentes. Ela também contém uma oração dependente, como uma sentença complexa. Portanto, é uma sentença composta-complexa.
“Ela tirou fotos das crianças, mas os pais delas, que ainda eram muito supersticiosos, queriam que ela as apagasse.”
cláusula independente: “She took pictures of the children”
oração independente: (but) their parents wanted her to delete them.
oração dependente: who were still very superstitious “Os romances de verão começam por todos os tipos de motivos, mas, no final das contas, eles têm uma coisa em comum.” – Allie, personagem do filme The Notebook A mulher que visitou minha irmã ensina informática.
O livro que Jonathan leu está na estante.
O subúrbio onde cresci fica no lado norte da cidade. Frases compostas e complexas como essas são muito comuns em inglês, mas um erro que os alunos cometem com frequência é tentar escrevê-las sem antes dominar as frases simples, as frases compostas e as frases complexas.