Cláusula subordinada

em Estrutura da frase, Gramática

Uma oração subordinada, também conhecida como oração dependente ou oração relativa, é uma frase que deve ser anexada a uma oração independente – uma série de palavras que pode se sustentar sozinha como uma frase – para que uma frase faça sentido gramatical. Você pode expandir uma frase simples adicionando uma oração subordinada. Isso torna a frase mais interessante. Uma oração subordinada é uma parte de uma frase que contém pelo menos uma oração independente e uma dependente. Enquanto uma oração independente não precisa de outra oração para fazer sentido, uma oração subordinada é assim chamada porque está relacionada à oração principal e independente. Ela modifica o substantivo a que se refere a oração independente.

cláusula subordinadaUma oração subordinada usa uma conjunção subordinante no início da oração subordinada. As conjunções subordinativas são:
after, since, although, so that, as, though, as if, till, as long as, unless, as though, until, because, when, before, whenever, even though, where, if, wherever, whose, who, once, while, provided, whether. Por exemplo:
“After Christmas, they went back to work.”
“Although I’m not able to go to the show, I’ll join you for dinner .”
“As you can see, the weather has improved.”
“When we turn 60, movies will be half-price.”
“In case I don’t make it, please say hello to Clare for me.”

Cláusula subordinada em citações e letras de música

“Pessoalmente, estou sempre pronto para aprender, embora nem sempre goste de ser ensinado.” Winston Churchill
“Se eu me apaixonasse por você, você prometeria ser verdadeiro?” The Beatles As orações subordinadas, que não podem se manter sozinhas, têm três objetivos principais:

• para descrever substantivos e pronomes
  • para descrever verbos, advérbios e adjetivos
  • atuar como sujeito ou objeto de outra cláusula.

Uma cláusula subordinada, também conhecida como cláusula dependente ou relativa, é uma frase que deve ser anexada a uma cláusula independente – uma série de palavras que pode se manter sozinha como uma frase – para que uma frase faça sentido gramatical.

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar